segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Por Zé Vitor : saiba um pouco mais sobre SPINNING


SPINNING, é uma aula de Ciclismo Indoor que se desenvolve sobre bicicletas estacionárias simulando rotas, percursos e pistas de treino com técnicas de ciclismo real. 

O Spinning é um programa de treino divertido, seguro e eficaz que confere resultados em curto prazo. Oferece amplos benefícios aos participantes, que poderão alcançar os seus objetivos individuais ainda que treinando numa aula grupal. 

O Spinning é fácil, intenso e divertido e garante resultados em curto prazo, melhorando as capacidades físicas e a qualidade de vida de quem o pratica.



BENEFÍCIOS SPINNING 

O SPINNING busca a aptidão física para o dia a dia e o bem estar. Sendo um trabalho cardiovascular ele proporciona um desafio considerável através de diferentes terrenos, cadências e posturas. Baixos padrões de coordenação e o ajuste da resistência feito pelo próprio aluno encorajam uma grande população a participar, completar o treino, atingir metas pessoais e voltar novamente. A estrutura e o conteúdo do programa geram uma demanda nos sistemas energéticos neuromusculares, ao passo que gera uma série de benefícios no sistema cardiovascular, resistência muscular e queima de gorduras. Para os adeptos fervorosos de ginástica em grupo o SPINNING é um treinamento cruzado interessante e para aqueles que fazem uma atividade física mais moderada é um ótimo treinamento cardiovascular. Para aqueles não habituados a prática de atividades aeróbicas ele é uma opção mais amistosa de iniciação ao exercício em grupo com música. Para iniciantes e para aqueles com um histórico de lesões ligadas ao alto impacto a natureza isenta de impacto do ciclismo faz do SPINNING uma opção muito atrativa. 


• Emagrecimento: a natureza intervalada do SPINNING exige grande demanda do sistema aeróbio resultando em uma rápida depleção dos estoques de glicogênio. Durante o processo de recuperação ocorre aparentemente grande demanda por gorduras como fonte de energia. 



• Ganhos de força: geralmente são expressos através de uma maior resistência de força nos membros inferiores, isto é, por quanto tempo você pode pedalar e que resistência você usa. Estudos indicam que a maioria dos músculos existentes nas pernas e quadril são solicitados durante as fases do ciclo do pedal, incluindo grupos estabilizadores das costas. 


• Densidade óssea: um fator chave no estímulo para aumento da densidade óssea é a prática de atividades mais intensas do que as do seu dia a dia. Estudos sugerem que o treinamento intervalado, a exemplo do que ocorre no SPINNING, é um método efetivo para o aumento da densidade óssea, além dos demais benefícios relacionados a prática de exercícios aeróbios regulares. 
• Aumento da disposição: o treinamento intervalado conduzido através da música estimula a secreção de hormônios (endorfinas) e promove emoções que reforçam a experiência positiva do exercício. É largamente aceito que as formas de movimento que interpretam a música dramaticamente podem também ter efeitos terapêuticos emocionais. Os alunos assíduos das aulas de SPINNING experimentam sentimentos como prontidão, vigor e vitalidade. 


• Sociabilização: pedalar sozinho exige disciplina e motivação própria. O contato social do SPINNING gera uma opção atrativa para os menos disciplinados e menos motivados. Exercitar-se desta maneira também oferece grande potencial para interagir com outras pessoas, encorajar uma experiência memorável e a aderência. 


• Evitar lesões por empirismo na elaboração do programa: o SPINNING é testado trimestralmente, confirmando a segurança das aulas antes de serem aplicadas para você. 


• Opções para os novatos: o SPINNING permite que qualquer pessoa sem restrição médica possa treinar, posto que a curva de esforço pode ser mais ou menos intervalada dependendo do aluno. 



• Maior consumo calórico: o SPINNING é comprovadamente o maior "calorie killer" do mercado, consumindo médias entre 700 e 840 Kcal* devido à maior alternância de intensidades e giros da aula. 

(*) Pesquisa com homens entre 25 e 44 anos. 


DICAS SPINNING 

Leve sempre toalha e garrafa com água ou isotônicos. A desidratação sempre vem antes da sede e neste treino você vai perder bastante liquido. 

Beba antes, durante e depois de pedalar. Não existe hora marcada para se hidratar. 

Adquira bermudas de ciclismo, pois estas tem proteção abaixo do quadril e lhe trarão mais conforto ao pedalar. Algumas pessoas se sentem melhor usando também capas de gel para o banco, porém ciclistas competitivos usam somente a bermuda ciclista. 

Respeite seu corpo. O SPINNING tem várias opções de intensidade para os diferentes níveis de aptidão física. Converse com o seu professor sobre a sua experiência com ciclismo e progrida com segurança. 

Divida as suas refeições em 4 a 6 vezes ao dia. Freqüências maiores melhorarão sua performance. 

Não treine em jejum. Alimente-se corretamente antes de pedalar e rode melhor. 

Ajuste a bicicleta de acordo com o seu somatótipo. Este é o primeiro passo para pedalar com conforto. 

Durma bem. Esqueça os problemas do dia-a-dia. Afinal, Dificilmente resolverá com insônia. Noites de sono tranquilo aceleram o metabolismo e queimam mais calorias em repouso. 

O dia que antecede o repouso mais prolongado deve ter o treino mais forte da semana, portanto sexta-feira é dia de treino! Deixe a sua folga para um dia no meio da semana e o domingo. 

Nos dias de folga do SPINNING, faça alguma atividade complementar (alongamento, musculação, jump, pilates, caminhada, etc). Seu corpo foi criado para se exercitar e outros estímulos melhoram a sua aptidão. 

Aproveite seu treino para fazer novas amizades. Grupos de ciclistas encorajam-de uns aos outros a continuar treinando. 

O SPINNING é mais uma modalidade do ciclismo, por isso ande de bicicleta também! 



fonte : www.bodysystems.net