segunda-feira, 4 de julho de 2011

Por Zé Vitor : Caminhadas do Medida Certa estreiam no Rio e em Belém


Renata Ceribelli, em Belém, e Zeca Camargo, no Rio, caminharam com milhares de brasileiros que entraram na busca pela saúde.

Começaram neste domingo (3) pelo Brasil as caminhadas "Medida Certa", uma parceria do Fantástico com o Serviço Social da Indústria (Sesi). Renata Ceribelli, em Belém, e Zeca Camargo, no Rio, caminharam com milhares de brasileiros que, graças ao Show da Vida, entraram na busca pela saúde. 


Às 7h30min em Belém, as pessoas compareceram em peso na Caminhada Medida Certa, na Praça Batista Campos, no centro da cidade. Antes da largada o preparador físico André Trombini, da equipe do Márcio Atalla, deu algumas dicas de aquecimento e alongamento.

A caminhada aconteceu debaixo de um calor de quase 30 graus e durou duas horas. Conforme caminhavam, as pessoas iam contando a Renata Ceribelli suas próprias experiências de reprogramação do corpo.

Depois do exercício foi hora de ver como anda a saúde. As pessoas puderam medir a pressão arterial, fazer exame de glicemia, ver peso, altura e ainda a circunferência abdominal.

Os participantes ainda saíram da caminhada com outras informações. Receberam dicas escritas por Márcio Atalla de hábitos saudáveis. E claro, um adesivo para registrar o momento: "Eu fiz a caminhada Medida Certa".

Agora vamos saber como foi a caminhada Medida Certa no Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, com Zeca Camargo e Márcio Atalla.

No Rio, foram duas mil pessoas. Antes da caminhada, o Márcio Atalla deu a dica: ‘Todo mundo tomou café da manhã, ninguém está em jejum. Antes de fazer atividade física de manhã, o café da manhã é superimportante’, explicou.

E aí todo mundo entrou nessa festa da saúde! No fim dos quatro quilômetros, os técnicos do SESI tiraram as medidas de circunferência abdominal e também de altura e peso para saber o índice de massa corporal, ou IMC. Esse índice é uma fórmula usada pela Organização Mundial da Saúde para saber se a pessoa está dentro da faixa de peso ideal para a altura dela.

Os resultados do Rio: só 31% dos homens apresentaram o IMC dentro da faixa normal. Entre as mulheres, foram 35%. Em Belém, a mesma coisa: 30% entre os homens e 35% entre as mulheres.

Depois, foi a vez da circunferência abdominal. A gordura acumulada nessa região indica o risco que a pessoa tem de ter problemas de saúde.

A circunferência da mulher tem que estar abaixo de 88 centímetros e a do homem, abaixo de 102 centímetros. Na caminhada de hoje no rio, 57% dos homens estavam com risco baixo. Entre as mulheres, só 22%. Em Belém, números pouco menores: 51% dos homens e 19% das mulheres.

Isso quer dizer que é hora de prestar atenção à saúde. Em todo o Brasil, muita gente procura o Fantástico para contar como a série tem ajudado a malhar, perder peso e se alimentar de modo saudável. Eles estão entre os telespectadores que têm procurado o fantástico pra contar como a série tem ajudado a malhar, perder peso e se alimentar de modo saudável.

‘O Fantástico começou a apresentar o programa Medida Certa, eu comecei a assistir, comecei a gostar e aprendendo a gostar da atividade física’, conta o estudante Marcelo Oliveira.

O baiano Marcelo tem 14 anos e pesava 140 quilos. Incentivado pelo Medida Certa, ele procurou orientação médica, mudou a alimentação e começou a fazer exercícios. Resultado: perdeu 20 quilos. ‘Até para dormir está mais fácil’, comenta.

Já um batalhão da polícia militar em marília, interior de São Paulo, pegou carona na série com um desafio e tanto: despachar coletivamente uma tonelada de gordura. Isso porque mais de 60% do pessoal estavam acima do peso.

‘A meta era perder um quilo e trezentos gramas em média, e nós estamos com muita gente que perdeu mais do que um e trezentos, perdeu dois, três quilos. Então para nós está sendo bom e nós vamos continuar’, explica o Major Flávio.