terça-feira, 10 de maio de 2011

Por Zé Vitor : Na medida certa, Zeca está de férias


Zeca não abandona o Medida Certa nem nas férias em Paris


O apresentador teve a ajuda de um preparador físico francês. No Brasil, Renata contou com uma nutricionista nas compras do supermercado.




Neste domingo (8), Zeca Camargo mostra o período francês da dieta dele. Ele saiu de férias e, pela primeira vez, uma câmera acompanhou o apresentador. E como tem brasileiro em qualquer parte do mundo, não faltou brasileiro para dar apoio ao Zeca. Durante a viagem à França, o apresentador levou com ele o podômetro que recebeu do preparador físico Márcio Atalla. O aparelho mede quantos passos damos no dia. 

Zeca já tinha planejado passar as férias em Paris, muito antes de começar o “Medida Certa”. Mas o que podia ser um sacrifício, ficar atento à alimentação em uma cidade que tem uma das melhores culinárias do mundo, ele resolveu transformar em um desafio. Márcio Atalla deu ainda outra orientação para o apresentador: “no dia que você não fizer a sua corrida, você tem que dar no mínimo dez mil passos. São oito quilômetros”. 

Será que gripe e exercício combinam? No Brasil, o preparador físico avisa a Renata Ceribelli que ela não pode praticar exercícios físicos enquanto estiver gripada. 

No Castelo de Vincennes, Zeca conta com a ajuda de um preparador físico francês. O apresentador do Fantástico faz uma sessão de propriocepção que mexe com o equilíbrio e faz o músculo trabalhar. Ele faz também um que está na moda na França, um exercício chamado TRX, o pilates suspenso. 

No Rio de Janeiro, a gripe da Renata Ceribelli deu uma melhorada e ela aproveitou para carregar a Célia para o supermercado. E elas contam com a presença da nutricionista Mônica Dalmácio que vai dar dicas para a apresentadora. 

A nutricionista alerta que, para começar, não podemos chegar ao supermercado com fome. Ela também indica qual é o melhor arroz para comprar: “Nutricionalmente, entre os três (agulhinha, parborizado e integral), o integral. Não sendo o integral, o parboilizado é melhor. Ele está com mais casca, tem um percentual de fibra maior”. 

Mônica Dalmácio explica também que o problema do tempero pronto é a quantidade de sal e a quantidade de gordura que ele tem. “Sinceramente, a melhor coisa que tem é cebola, alho, orégano, manjericão, pimentão, essas coisas”, declara. 

“Eu acho que o momento de comer é um momento de união. É um momento para saber o que o seu marido fez no dia, o que o seu filho fez no dia. Momento pra você conviver com as pessoas”, declara a nutricionista. 

Na sessão de frios, a Célia quer saber da salsicha. “Nutricionalmente, não tenho como dizer que salsicha é bom. Você tem uma massa de gordura enorme aqui dentro e um monte de corante e um monte de flavorizantes, coisas pra dar gosto”, alerta a nutricionista. 

No caso das carnes, qual a melhor? 

“Para você fazer um bife bom, alcatra – magro e macio. São carnes que têm um percentual de gordura menor, como o lagarto redondo, filé mignon, alcatra, chã e patinho. São as carnes vermelhas mais magras”, aponta a especialista. 

E uma dica muito importante: “você deve variar frango, peixe, carne vermelha ao longo da semana. Você não deve comer um alimento só”, diz Mônica. 

Na sessão do leite, uma bela dica. As pessoas sempre acham que o leite desnatado é melhor para quem faz regime do que o leite semi desnatado. Mas a especialista corrige: “o leite semi desnatado é o melhor para te ofertar cálcio, para te ofertar o que você precisa. Leite desnatado só realmente para quem tem problema de colesterol, uma patologia, uma doença que você realmente precise tomar”. 

Chega a hora da feira, e a nutricionista explica que as folhas escuras são melhores que as mais claras, porque elas têm uma concentração maior de nutrientes. Ela ainda afirma que o caldinho de feijão pode ser consumido todo dia. “Feijão é um alimento excelente. Tem baixo índice glicêmico. Ou seja, ele é tão bom quanto arroz integral. Ele não sobe o açúcar no sangue”. 

No final da gripe, Márcio Atalla alerta que o melhor é fazer uma atividade leve para se recuperar: “Não adianta agora você querer tirar o atraso desses quatro dias. Esses quatro dias foram e ficaram para trás. É importante que você esteja recuperada para voltar. Querer antecipar essa volta ”.