sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Por Lucas: Você sabe como preparar o corpo para a maratona do Carnaval?

O folião brasileiro que se preza já providenciou o abadá. Mais do que isso, meses antes do Carnaval, já decidiu onde e como vai se divertir nos dias sob o reinado de Momo.
E todos concordamos que a alegria faz bem à mente e ao corpo, correto?  Mas, sem querer esfriar a animação dos que contam os dias para a chegada da maior festa popular do Brasil, gostaria de fazer uma pergunta simples - quantos foliões estão de fato preparados para a “maratona” do Carnaval? Quantos têm resistência física para ir atrás dos trios elétricos? Faço essa pergunta porque é recorrente a presença de foliões lotando os pronto-socorros de todo o País. É nesta época que há mais casos de torções de tornozelo, intoxicações alimentares e ensolação, por exemplo. A experiência clínica, inclusive em pronto-socorro, mostrou-me que grande parte dos atendimentos de emergência no Carnaval são decorrentes da falta de preparo físico dos foliões. Isso sem contar os excessos e a ausência de cuidados elementares. Vale lembrar que o Carnaval é uma atividade física de alto impacto, portanto, não aconselhável para pessoas com problemas de saúde e para os que têm lesões nos joelhos ou articulações dos membros inferiores. Acrescento à lista os que estão muito acima do peso, hipertensos ou cardíacos. 
 
Mas se a saúde está em dia e o que falta é condicionamento, a boa notícia é que apesar de estarmos às vésperas do Carnaval, ainda há tempo para preparar o corpo para pular, desfilar, brincar ou sair atrás do trio elétrico – atividades essencialmente aeróbicas que requerem um bom condicionamento físico. 

Entre as dicas para a conquista do preparo físico básico destaco a caminhada, uma das maneiras mais simples de iniciar uma atividade física. Para sentir diferença em apenas um mês – o que antecede a maratona do Carnaval – comece a caminhar todos os dias por, no mínimo, uma hora. Uma semana antes do Carnaval intensifique o treinamento, iniciando a corrida. Lembre-se que é necessário o alongamento  antes e depois da atividade para minimizar a ocorrência de lesões e de fad iga nos músculos. Para chegar em forma no Carnaval convém, além da caminhada, implementar uma outra atividade física aeróbica. Estão na lista de sugestões a natação e uma atividade física simples: pular corda.

Na hora de fazer as malas rumo à folia recomendo priorizar o tênis, sobretudo os modelos que absorvem o impacto. Faço um alerta especial para as mulheres: os calçados com salto podem provocar torções e fraturas de tornozelo, principalmente em terrenos acidentados como os paralelepípedos de cidades históricas e na areia da praia. Entre as recomendações para curtir o Carnaval sem parar no pronto-socorro, destaco:
-      Se ingerir bebidas alcóolicas, tome mais água do que de costume.
-      A alimentação é fundamental para a resistência física. Faça a cada três horas pequenas refeições, incluindo frutas, verduras, legumes e grãos. Nada de gorduras e lanches!
-      Evite ingerir álcool de estômago vazio e intercale água e suco de frutas entre as doses de bebida alcóolica.
-      Fique atento à higiene de lanchonetes e restaurantes. Alimentos contaminados causam intoxicação alimentar, cujo sintoma clássico é a diarréia.
-      O sono é fundamental para o bom funcionamento do organismo, portanto, evite emendar um dia no outro.
-      Não aconselho tomar energéticos para disfarçar o cansaço. Associados ao álcool, eles diminuem a concentração e a atenção.  ;
-      Use roupas leves e confortáveis, que permitam a transpiração da pele.
-      Cuidado com as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente, a aids e a hepatite. Use camisinha!
-      Se a farra for ao ar livre, lembre-se de passar protetor ou bloqueador solar.